Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

sábado, 7 de abril de 2012

AS SEMENTES


     Nós trabalharemos agora com as sementes, muitas vezes trabalhamos apenas com as semente de feijão plantadas em algodão ou colamos feijões em desenhos,  esquecemos que podemos ampliar o conhecimento dos nossos alunos abrindo um "leque" de opções através do uso de sementes. Compartilharemos aqui uma sequência de atividades que podem ser trabalhadas através das sementes.
     Este é o cartaz de um vegetal que faz sua reprodução através de sementes, ótima oportunidade para se falar sobre este tipo de reprodução com as crianças.
    Como sugestão temos o livro "A Sementinha que não queria nascer" este livro fala de uma sementinha que estava bem acomodada na sua terra fofinha e não queria sair de lá para enfrentar um mundo desconhecido, mas é estimulada por uma minhoca e assim vai se transformando e torna-se uma linda árvore.

        Chegou a hora de fazermos nossa exposição de sementes, o ideal é que as crianças tragam sementes de casa para a exposição e ajudem na organização. Podemos explorar a exposição de várias maneiras, observando a aparência das sementes (semelhanças e diferenças entre elas), a manga, mamão, caju, melancia...

   Podemos falar sobre as sementes que fazem parte da nossa alimentação, que comemos e nem sabemos que na verdade são sementes.

      É uma ótima oportunidade de convidar uma das merendeiras para visitar a exposição e permitir que ela fale com a turma sobre a importância de comerem alguns grãos que muitas vezes as crianças desprezam. Esta iniciativa além de valorizar o trabalho das merendeiras cria uma integração dentro da comunidade escolar.

    Chegou a hora de plantarmos feijões, mas o ideal é que ele seja plantado na terra, para que eles tenham contato com ela, é necessário que cuidem diariamente dos seus feijões e os vejam crescer, alguns vão crescer outros não, uns vão crescer mais rápido outros mais lentos. Todas estas situações são oportunidades de aprendizagem.

    Mais uma sugestão de leitura "A Galinha Ruiva" esta história além de todo o processo de desenvolvimento e cuidado com uma semente, nos fala sobre solidariedade, quando os amigos da Galinha se recusam a ajudá-la. ótima oportunidade para introduzir uma nova tipologia textual "receitas".

   Uma ótima oportunidade de escrita é criar um diário do feijãozinho, neste momento cada observa seu feijão e registrar diariamente as mudanças observadas, este diário pode durar uma ou duas semanas.

  
   Estas atividades podem ser enriquecidas e adaptadas as várias faixas etárias. Gostaria de deixar como sugestão também a história de "João e o pé de feijão".
   
    Até a próxima!


   

3 comentários:

Regina_Representante do Rioeduca/5ªCRE disse...

Amiga, me envie este projeto? Tá lindo! Como faço, pq ñ posso estar evidenciando somente alguns professores? Q fazer , se vcs são demais/

Bjks

Anônimo disse...

Ana Márcia,como sempre uma história, criativa, interessante e simples para ensinar e educar as nossas crianças. Que DEUS te abençoe abundantemente neste projeto com ideias criativas e simples. Um beijo.

Anônimo disse...

Perfeito! Parabéns!!