Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 3 de junho de 2012

A RODA NA SALA DE AULA.


A "Roda" pode ter vários nomes de acordo com a forma que for utilizada, pode ter várias utilidades em um mesmo momento, e é muito eficaz, pois os alunos gostam deste movimento na sala de aula.
Segue agora uma sequência de atividades que podem ser usadas em uma "roda".
Objetivo: Revisar um fonema trabalhado.
Público-alvo: 1º ano
- Iniciar conversando sobre as novidades e sobre o que foi destaque na aula anterior.
- Ler a história para os alunos "Rita sapeca e a lição de casa" (sugestão) Conversar sobre a história.


-Deixar que algum aluno reconte a história para os colegas, mesmo que não saiba ler terá como apoio as imagens.


- A professora poderá pedir que um aluno por vez fale uma palavra iniciada com a letra R. Vá pulando aqueles que não conseguirem.
- Fale a própria professora palavras iniciadas com R. Agora faça uma nova rodada perguntando somente para os que não falaram.
- Na nova rodada cada um deverá repetir sua palavra. Neste momento quem não lembra pode ser ajudado pelos colegas ou pela professora.




- A professora fará fichas com as sílabas RA- RE-RI-RO-RU e pegará a ficha da 1ª sílaba (não precisa ser na ordem) e pedirá que aqueles que as palavras comecem com aquela sílaba se unam naquele grupo, ao final contaremos quantas palavras, das que foram faladas se iniciam com cada sílaba.



- Despejar letras móveis no meio da roda e deixar que de dois em dois peguem somente as letras de sua palavra e voltem para seus lugares e montem suas palavras.(a professora poderá que auxiliar).




- Entregar uma folha e deixar que copiem a palavra e depois ilustrem, recolher as folhas.

- A professora pega meia folha de papel A4 e escreve com pilot cada palavra que foi falada e coloca no centro do círculo, depois fala uma palavra, sem dizer quem é o dono, e ele deverá ir ao centro e encontrar sua palavra e colocá-la na sua frente.
- Deixar que cada um leia sua palavra e observe-a bem. Recolher as palavras.



-Entregar uma folha de papel A4 com linhas numeradas e um lápis, a folha irá passando e cada um escreverá sua palavra(a professora observará os que já conseguem fazê-lo com autonomia e os que ainda precisam de ajuda).
-Ao final teremos uma lista de palavras iniciadas com o fonema que foi trabalhado e todo o grupo reconhecerá várias palavras, pois todos interagiram com as palavras dos colegas.
- Podem voltar para as mesas e fazerem atividades sobre este fonema.
IMPORTANTE:
- Estes momentos não são perdidos, porque demoraram para escrever no caderno, pelo contrário esta lista de palavras terá sentido para eles, as atividades que seguirão também terão um novo sentido, nesta idade as crianças precisam da repetição, mas que tenha sentido.Trabalhar a oralidade mesmo que quebrando o silêncio, trazendo uma agitação (organizada/controlada) é muito válida e frutífera.

Até a próxima!

Um comentário:

Ana Quintella disse...

adorei a materia da roda pois trabalho desse jeito com meus alunos do PEJA do CIEP João Mangabeira e vejo o quanto esse trabalhao possibilita a desinibição, a melhoria da auto estima e valoriza a oralidade dos alunos. Parabéns! Ana Quintella