Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

TRABALHANDO COM FÁBULAS (parte 3)


     Depois  de ouvirmos   a   Fábula “A Cigarra e a Formiga”  aprendemos que precisamos trabalhar no tempo certo, temos que saber dividir o nosso tempo. Fomos para a televisão e assistimos esta mesma fábula na televisão e nesta versão a formiga manda a cigarra embora, mas depois se arrepende e a chama de volta, convidando-a a passar o inverno com ela. Este CD era interativo e por este motivo pudemos jogar juntos na televisão, foram momentos muito gostosos, porque a vitória de um era vitória de todos.

                                                                                                                      


De olho na TV
Dando continuidade ao trabalho com a fábula da Cigarra e da formiga levaram uma tarefa para casa, onde teriam que assistir aos telejornais e registrar uma notícia, onde alguém tivesse feito algo bom para o outro. Um aluno respondeu: “Vai ser difícil, não tem notícia boa na televisão”. Na entrega das atividades cada um teria que ir a frente da turma e apresentar sua notícia, e então conversávamos sobre ela, uma aluna trouxe o relato da libertação dos mineiros chilenos e quando conversávamos sobre a notícia decidimos escrever cartas para eles contando o que pudemos aprender com a situação que aconteceu com eles. O resultado superou as nossas expectativas. Escreveram relatos muito bons que surpreenderam a todos.

Esta atividade é muito produtiva, pois ela estimula a leitura, escrita, trabalho em equipe, participação da família e a utilização da TV como fonte de informação. Podemos adaptar cada atividade a realidade da nossa turma e enriquecer utilizando nossa criatividade.
    Até a Próxima!
DEIXE UM COMENTÁRIO sua opinião é muito importante.

domingo, 29 de janeiro de 2012

ENTREVISTA SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Profª Ana Márcia


  Fui entrevistada sobre Alfabetização. Aqui compartilho um pouco do meu trabalho neste tempo em que trabalho no Município do Rio de Janeiro. Espero que você goste!!! Click no link abaixo...

Vejam no Portal Rioeduca.net - Profª Ana Márcia,  uma Eterna Apaixonada pela Alfabetização http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1750    via @rioeduca