Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

sábado, 7 de abril de 2012

AS SEMENTES


     Nós trabalharemos agora com as sementes, muitas vezes trabalhamos apenas com as semente de feijão plantadas em algodão ou colamos feijões em desenhos,  esquecemos que podemos ampliar o conhecimento dos nossos alunos abrindo um "leque" de opções através do uso de sementes. Compartilharemos aqui uma sequência de atividades que podem ser trabalhadas através das sementes.
     Este é o cartaz de um vegetal que faz sua reprodução através de sementes, ótima oportunidade para se falar sobre este tipo de reprodução com as crianças.
    Como sugestão temos o livro "A Sementinha que não queria nascer" este livro fala de uma sementinha que estava bem acomodada na sua terra fofinha e não queria sair de lá para enfrentar um mundo desconhecido, mas é estimulada por uma minhoca e assim vai se transformando e torna-se uma linda árvore.

        Chegou a hora de fazermos nossa exposição de sementes, o ideal é que as crianças tragam sementes de casa para a exposição e ajudem na organização. Podemos explorar a exposição de várias maneiras, observando a aparência das sementes (semelhanças e diferenças entre elas), a manga, mamão, caju, melancia...

   Podemos falar sobre as sementes que fazem parte da nossa alimentação, que comemos e nem sabemos que na verdade são sementes.

      É uma ótima oportunidade de convidar uma das merendeiras para visitar a exposição e permitir que ela fale com a turma sobre a importância de comerem alguns grãos que muitas vezes as crianças desprezam. Esta iniciativa além de valorizar o trabalho das merendeiras cria uma integração dentro da comunidade escolar.

    Chegou a hora de plantarmos feijões, mas o ideal é que ele seja plantado na terra, para que eles tenham contato com ela, é necessário que cuidem diariamente dos seus feijões e os vejam crescer, alguns vão crescer outros não, uns vão crescer mais rápido outros mais lentos. Todas estas situações são oportunidades de aprendizagem.

    Mais uma sugestão de leitura "A Galinha Ruiva" esta história além de todo o processo de desenvolvimento e cuidado com uma semente, nos fala sobre solidariedade, quando os amigos da Galinha se recusam a ajudá-la. ótima oportunidade para introduzir uma nova tipologia textual "receitas".

   Uma ótima oportunidade de escrita é criar um diário do feijãozinho, neste momento cada observa seu feijão e registrar diariamente as mudanças observadas, este diário pode durar uma ou duas semanas.

  
   Estas atividades podem ser enriquecidas e adaptadas as várias faixas etárias. Gostaria de deixar como sugestão também a história de "João e o pé de feijão".
   
    Até a próxima!


   

domingo, 1 de abril de 2012

AS FLORES

 
    Muitas vezes achamos que só se trabalha as flores na primavera, mas nos esquecemos que ela é importante na reprodução. Trago aqui uma sequência de atividades que podem ser realizadas com as flores.


Sugestão de leitura, esta história fala da reprodução dos vegetais através das flores.

O GIRASSOL
                                                                 (Vinicius de Moraes)

Sempre que o s
Pinta de anil 
Todo o céu 
O girassol 
Fica um gentil 
Carrossel

Roda, roda, roda 
Carrossel 
Roda, roda, roda 
Rodador 
Vai rodando, dando mel 
Vai rodando, dando flor

Sempre que o sol 
Pinta de anil 
Todo o céu 
O girassol
Fica um gentil
Carrossel

Roda, roda, roda
Carrossel
Gira, gira, gira
Girassol
Redondinho como o céu
Marelinho como o sol


































Outra tipologia textual (poema) a  sugestão é trabalhar o texto "O Girassol" de Vinicius de Moraes, que além das flores pode ser explorado as rimas, versos estrofes, bem como o conteúdo do texto que é muito rico.

    É possível trabalhar a arte com as palavras aliada a arte da imagem esta relação pode ser muito valiosa  e enriquecedora para as crianças.

VAMOS VER ESTAS SUGESTÕES NA PRÁTICA.


Montagem do corredor de girassóis


Corredor de girassóis


Trabalhando a arte das palavras e da imagem.


Mural das flores e corredor de girassóis.


Produção escrita.

Pintura de Van Gogh para colorir, use sua criatividade!


Estas atividades podem ser adaptadas para qualquer idade.
Até a próxima!

Deixe um COMENTÁRIO.