Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

1ª Dica- O MOVIMENTO

A importância do Movimento na sala de aula.

  "O Movimento permite à criança explorar o mundo exterior através de experiências concretas sobre as quais são construídas as noções básicas para o desenvolvimento intelectual. É importante que a criança viva o concreto."


"A comunicação por meio do toque é um dos  mais poderosos meios de criar relacionamentos."


"É algo comum em algumas salas de aula acharmos que para uma criança aprender ela tem que estar imóvel , ela tem que estar paradinha."


"O professor precisa refinar o olhar para saber quando de fato, o movimento tem que ser coibido, contido e quando ele tem que ser favorecido."

ASSISTAM ESTE VÍDEO!!!


Turma de 1º ano

NA PRÁTICA

- Existem várias formas de levarmos o Movimento para a sala de aula vou deixar aqui 5 sugestões práticas.

1ª- A  mais comum é a música, se não houver espaço não tenha medo empurre mesas e cadeiras para que tenham espaço, deixe que elas se movimentem a vontade, é aconselhável que o (a) professor(a) participe ativamente, estes momentos não são perda de tempo, são importantíssimos, selecione previamente CDs de músicas que sejam de acordo com a faixa etária de sua turma.

(Música Dona Aranha)

2ª- Atividades fora das mesas e cadeiras, este tipo de atividade muitas vezes assusta alguns professores que declaram ter medo de perder o controle da turma, é preciso que esta atividade seja planejada, improviso, falta de preparo do material ou falta de clareza é que podem trazer confusão e falta de controle.

No link abaixo você encontrará sugestões práticas.


3ª- Podemos utilizar várias brincadeiras que podem nos ajudar a trabalhar o pedagógico através do lúdico e do movimento, mesmo que seja necessário desarrumar mesas e cadeiras, não tenha medo, no início pode parecer bagunça, mas lembre-se que você está no controle. Veja alguns exemplos.

Jogo da Trilha do alfabeto criado pelas crianças
(crie jogos para brincar com seus alunos)

Brincar com uma maquete, cada grupo pode brincar um pouco.
(crie maquetes de acordo com um tema que você esteja trabalhando)

Brincar com objetos feitos por eles. (aqui são pipas)
(existem vários objetos que podem sair do papel e virar realidade na sala, crie)

4ª- Crie periodicamente exposições dentro da sala de aula que fiquem abertas a visitação da turma durante aquele dia, com a sua supervisão, convide colegas de outras turmas para visitarem, eles se sentirão honrados ao receberem colegas na sua sala.

Exposição de livros que são brinquedos.
(escolha vários livros seguindo uma tipologia e faça exposições)

Exposição de sementes (alunos de outra turma).

5ª- Não tenha medo de sair da sala de aula, por mais simples que seja a saída para você, para seus alunos serão momentos inesquecíveis, mesmo os alunos mais agitados gostam da movimentação e participarão, os resultados serão muito maiores.

Se você pode ir no quintal recolher folhas, por que apenas mostrar imagens em um livro?

Organizar entrevistas sobre assuntos trabalhados, com funcionários da própria escola.

Brincar no pátio um jogo que poderia ser trabalhado na sala.

"A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode  ir virando blablablá e a prática, ativismo."
                                  (Paulo Freire)

Gostaria de deixar como sugestão de leitura o livro da Professora Fátima Alves.

Várias citações desta postagem foram retiradas deste livro. 
Boa Leitura!

Nossa próxima dica será sobre a MÚSICA.
(Data da postagem 03/02/13)
















Nenhum comentário: