Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

6ª Dica- Os Jogos

A importância da utilização de jogos na aprendizagem.

"É preciso preparar o aluno para que ele tenha capacidade de trabalhar em grupo, como líder ou colaborador, mas em grupo. Só assim ele saberá atuar na família e na comunidade."

Jogo de trilha "A Cigarra e a Formiga.' Turma de 2º ano

Através do jogo coletivo, a criança tem a percepção do valor das regras e sua aceitação nas diferentes situações cotidianas, porque ela percebe que estas regras se tornam necessárias para o bem coletivo.

     Jogo "As três Marias." Turma 3º ano.                                            

"Auxilia na compreensão da relação entre competição e regras e a importância de princípios éticos nessa relação."

Bingo de Letras. Turma de 1º ano

NA PRÁTICA

* Através de jogos é possível fixar de forma alegre e divertida conteúdos que foram trabalhados, além dos benefícios que já foram citados. Vou deixar aqui 5 dicas de jogos que podem ser utilizados em sala de aula.

1ª- O jogo do "Bingo de Letras" é muito bom para o trabalho com turmas de 1º ano, por auxiliar na fixação da relação entre grafema/fonema.

As cartelas podem ser confeccionadas pelo(a) professor(a), 
utilizando imagem/letras com diferentes combinações.

As letras que foram retiradas da sacola podem ser colocadas
 em um quadro de pregas, que ajudará aos alunos 
que ainda necessitam deste apoio.

2ª- O "Jogo de trilha" pode ter temas variados, pode ser encontrado em livros, revistas ou confeccionados pelo(a) professor(a). Este jogo por ter regras que precisam ser lidas e compreendidas, auxilia o professor a trabalhar a leitura e interpretação.

Jogo de Trilha sobre O Trânsito. Através de xerox colorida 
confecionamos 5 tabuleiros e todos puderam brincar.

3ª- O Jogo "As três Marias" é  um jogo muito divertido que estimula a concentração e a coordenação, basta ao professor conseguir pedrinhas e está pronta a brincadeira.

Este jogo é indicado para alunos de 3º ano ou mais.

3ª- Jogo de Argola com sílabas. Basta colar sílabas variadas em garrafas de refrigerante pequenas e algumas argolas. O aluno acerta uma sílaba e terá que escrever uma palavra com aquela sílaba para que consiga o ponto para seu grupo.

Garrafinhas de boliche de plástico com rótulos de sálabas e argolas.

Escrita das palavras no quadro

4ª- Com um simples quebra-cabeça para ser montado em grupo, onde se estimula a cooperação podemos trabalhar matemática. Aqui foi trabalhada a relação entre linhas/colunas e a multiplicação.

Jogo de 40 peças, onde a imagem pronta possuía
 5 colunas de 8 peças cada (5x8=40).

Atividade no quadro


5ª- Com dados gigantes pode ser trabalhada adição simples com crianças de 1º ano. Basta ampliar o modelo de um dado e transferir para uma folha de papel cartão e terá dois dados gigantes. Dois alunos de cada grupo jogam o dado e fazem a soma no quadro e acumulam estes pontos para seu grupo.

Alunos realizando a soma de pontos do seu grupo.

* É importante destacar que existem muitos outros jogos que podem ser realizados com os alunos como Forca, Adedanha, adivinhas, mímicas...

* As crianças podem também confeccionar jogos com sucatas, rótulos...

Alunos criando seu próprio jogo de trilha.


Nossa próxima postagem será OS CANTINHOS DE LEITURA
Data da postagem (02/03/13)