Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 17 de março de 2013

8ª Dica- As Artes

A importância de trabalhar atividades de Arte na sala de aula.

Muitas vezes achamos que o trabalho com Arte é obrigação do professor de Arte, quando há. E para nós é perda de tempo ou usado para preencher momentos ociosos.

Trabalhando com as obras de Tarsila do Amaral. Turma de 3º ano

"Desde a escola de educação infantil, deve ser garantido às crianças o direito a esse conhecimento que amplia e aprofunda seu saber."

Releitura da obra de Alfredo Volpi. Turma de 1º ano. 

"Assim, a leitura de imagens ou de palavras é carregada de sentidos que tanto estão presentes na imagem como na palavra ou no seu leitor."

Lendo com alunos livros de imagens (textos não verbais).

Como sugestão temos os livros Zuza e Arquimedes  

NA PRÁTICA

* Deixo aqui 5 sugestões de trabalhos realizados com Artes plásticas na sala de aula.

1ª- Fazendo um paralelo entre as artes plásticas e a arte da palavra, podemos trabalhar "Girassóis" (1888) de Van Gogh e o poema "Os girassóis" de Vinícius de Moraes.



Alunos pintando seus próprios girassóis

Montar um corredor de girassóis.

Trabalhar com o texto de Vinicius de Moraes

Veja esta sugestão!

2ª- Através da obra de Kandinsky, pode-se trabalhar com formas geométricas.
Releitura da obra "Sobre pontos"(1928) de Kandinsky 

3ª- O professor pode trabalhar a importância das frutas na alimentação e fazer uma releitura do quadro "Natureza morta-maçãs"(1890) de Paul Cézanne com origami.

Turma de 1º ano

Turma de 2º ano

4º- Exposição com várias obras de Tarsila do Amaral, trabalhar a biografia da autora e deixar que os alunos escolham livremente e recriem sobre a obra da autora, podendo mudar as cores e algumas formas.
Exposição de algumas obras de Tarsila do amaral

Com os trabalhos criar um livro de Artes da turma.

5ª- Ao trabalhar "Bandeirinhas" (1970)de Alfredo Volpi o professor pode fazer um paralelo com as Festas Juninas, ou a utilização de bandeirinhas nas festas do interior.

Aqui utilizando bandeirinhas recortadas ou pintadas.

Deixo como sugestão o livro de Ivete Raffa "Fazendo Arte com os Mestres" vol.2.


" Do mesmo modo que existe na escola um espaço destinado à alfabetização na linguagem das palavras e dos textos orais e escritos, é preciso haver cuidado com a alfabetização nas linguagens da arte."
                                           (Mirian Martins)

Aqui deixo apenas sugestões que podem e devem ser trabalhadas de acordo com a criatividade e a necessidade do professor, muitos outros artistas brilhantes podem ser trabalhados de diversas formas.

Nossa próxima postagem será Os Projetos
(Data da postagem 23/03/13)