Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 29 de março de 2015

DEZ CASAS E UM POSTE QUE PEDRO FEZ.

Sequência didática da história 
"Dez casas e um poste que Pedro Fez."(Hermes Bernardi Jr.)

Vários conteúdos podem ser trabalhados através desta história.


A história pode ser lida enquanto o cartaz é montado.

Distribuir as dez casas entre os alunos 
(sorteio pelo número da chamada).


Iniciar a leitura do livro e orientar as crianças que venham à frente quando sua casinha for mencionada na história.
Casa amarela onde mora a vaca amarela. Casa vermelha onde mora o peixe vivo. Casa verde onde mora o sapo da beira do rio.

Casa preta onde mora o boi assustado. Casa branca onde mora a girafa.

Depois que chegamos a metade das dez casas, podemos parar com a história e prender as cinco casas no cartaz.
Neste momento pode ser trabalhado a metade de dez.

Voltando para a história!

Casa laranja onde mora um boneco. Casa azul onde moram dois irmãos.

 
Casa rosa onde mora o macaco listrado. Casa marrom onde mora a cobra colorida. 
Casa roxa onde mora a perereca Ana Cleta.

É hora de prender a outra metade das casinhas no cartaz.

O professor conclui a leitura da história.

Existem inúmeras situações que podem ser exploradas através 
desta história.

 Sugestões: 
  • Matemática- Dezena, meia dezena, metade, vizinhos (antecessor e sucessor)...
  • Geografia- Endereço (rua, nº, bairro)...
  • Ciências- seres vivos e não vivos, tipos de animais (aquáticos terrestres), gêneros (boi/vaca)...
  • Língua portuguesa- Cada animal está ligado a um texto conhecido pelas crianças, como "A vaca amarela" de Sérgio Caparelli, "Peixe vivo" e " O sapo da beira do rio." do folclore brasileiro. O Professor pode trabalhar estes textos para cada animal explorando a leitura e escrita. Pode ser trabalhado nomes próprios e comuns.
 Texto da história.